A DOT é uma doença rara que pode causar complicações sérias à visão e qualidade de vida dos pacientes
A Doença Ocular da Tireoide (DOT), uma condição autoimune rara que afeta a saúde ocular, está chamando a atenção de especialistas e associações de pacientes devido ao impacto significativo que pode ter sobre a visão e a qualidade de vida. A DOT é frequentemente associada à Doença de Graves, uma condição autoimune que afeta a glândula tireoide, e em muitos casos, os mesmos anticorpos que atuam na tireoide também provocam inflamações nos olhos, causando sintomas que podem variar de leves a extremamente debilitantes.
A paciente Ivana Diniz, que convive com a doença, destaca a relação entre a DOT e a pressão ocular elevada: “A doença rara de DOT, que no meu caso é a Graves, aumenta a pressão ocular e provoca um glaucoma na pessoa. Eu nunca tinha tido glaucoma, mas passei a ter por que o olho não estava sendo regulado”.
A médica endocrinologista, Carolina Janovsky, especialista em doenças oculares, explica a conexão entre a DOT e a tireoide: “A doença ocular da tireoide é uma condição que afeta os olhos, mas está intimamente ligada à tireoide. Em geral, a glândula começa a funcionar rápido demais por causa de anticorpos que a estimulam. Esses mesmos anticorpos podem agir na musculatura e gordura atrás dos olhos, levando a uma inflamação. Como resultado, os olhos ficam vermelhos, com sensação de areia. Em casos graves, o olho pode ser projetado para fora da órbita, o que, embora não seja uma condição maligna, pode causar perda de visão.”
A presidente da Associação MariaVitória de Doenças Raras e Crônicas (AMAVIRARAS) Lauda Santos, reforça a necessidade do diagnóstico precoce e do acolhimento para pacientes com DOT: “O diagnóstico precoce da Doença Ocular da Tireoide é fundamental para evitar complicações graves, como a perda da visão. É essencial que os pacientes busquem acompanhamento com oftalmologistas e endocrinologistas especializados, pois o tratamento integrado entre as áreas ocular e endócrina melhora a qualidade de vida e reduz os riscos de progressão da doença. As associações de apoio, como a AMAVIRARAS, desempenham um papel importante no acolhimento e na orientação de pacientes e familiares, oferecendo informações, suporte emocional e acesso a uma rede de profissionais especializados.”
A campanha promovida pela AMAVIRARAS busca conscientizar a população sobre a importância de estar atento aos sintomas iniciais, incentivando consultas regulares e especializadas como uma ferramenta eficaz de prevenção e controle. Assista:
Comments