top of page
  • Foto do escritorAMAVIRARAS

Estivemos presentes no evento II JORNADA DE TRIAGEM NEONATAL DO DISTRITO FEDERAL 27+


foto evento jornada de triagem neonatal do DF
Lauda Santos, presidente AMAVIRARAS, e Larissa Jansen, voluntária na AMAVIRARAS

A AMAVIRARAS foi uma das apoiadoras para a realização deste grande encontro que teve início no dia 3 de junho no Hotel San Marco e que finalizou hoje, dia 06, Dia Nacional do Teste do Pezinho, instituído pela Lei 11.605 de 5 de dezembro de 2007, com a visitação ao Serviço de Referência em Triagem Neonatal e Doenças Raras do DF, localizado no Hospital de Apoio de Brasília (HAB), onde a saúde pública se encontra com os avanços do Diagnóstico ao Tratamento de Doenças Raras.


Essa Jornada aconteceu de forma híbrida transmitida pelo canal Youtube da AMAVIRARAS, organizado pelos profissionais de saúde do HAB/SES-DF e a SPB/DF.


Na programação aconteceram alguns Simpósios Satélite, entre eles o da UTILAB, da Rewit, da Roche, além de mesas redondas em que se discutiu o papel das sociedades médicas na triagem neonatal; sucessos e desafios da ampliação no Brasil e no mundo; equipe multidisciplinar como ponto de referência; aspectos laboratoriais e suas interpretações; TN atualidades e desafios e também as doenças da Triagem Neonatal suas atualidades e desafios.


Para nós, que estivemos presentes e demais inscritos participantes de forma online, foi um grande aprendizado.


No encerramento, contamos com a presença do Deputado Federal Dagoberto Nogueira autor da Lei 14.154, de 26/05/21; da Vice-Governadora Celina Leão, Embaixatriz da Triagem do DF e também do Deputado Distrital Eduardo Pedrosa, presidente da Frente Parlamentar de Doenças Raras. Todos foram unânimes ao elogiar a Triagem Neonatal do DF que está à frente dos demais Estados brasileiros. Em Brasília, tría-se 62 doenças raras tratáveis.




Não dá para deixar de elogiar a garra da Equipe da Triagem do DF, bem como a Dra. Teresinha Cardoso e o Diretor do Hospital de Apoio, Dr. Alexandre Lyra de Aragão Lisboa que destacou os trabalhos feitos na triagem neonatal, que coloca o HAB como o melhor da América Latina em teste do pezinho.





Foi uma honra estar presente e apoiar este evento. Agradecemos imensamente o convite.


Lauda Santos

Presidente AMAVIRARAS

15 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page